3 dicas importantes que você precisa saber sobre otimização de imagens

Se você vende qualquer tipo de produto online, trabalhar nas fotos do seu produto deve ser uma tarefa importante para garantir confiança e segurança aos seus visitantes. Você pode contratar um ótimo fotografo para o seu site para trabalhar nas fotos, mas será que elas vão ser encontradas pelo Google?

Neste artigo selecionei 3 fatores importantes sobre otimização de imagens para SEO que você precisa entender para produzir mais valor com suas fotos, confira:

1. NUNCA se esqueça da tag alt

A regra nº1 quando dentro do assunto otimização de imagens é: tenha uma tag alt para todas as imagens de produto do seu site. Seguem algumas dicas práticas para você fazer isso:

  • Descreva sua foto em português simples e sem erros de português;
  • Não exagere na otimização para compra e conversão, por exemplo: comprar-pacote-de-viagem-para-paris;
  • Não utilize tags alt para imagens decorativas como background e logo, você pode sofrer penzalizações por isso.

2. Nomeie suas fotos da maneira correta

Usar um software para nomear milhares de fotos é uma tarefa eficaz para otimizar sua foto rapidamente, mas será que suas páginas não estão perdendo tráfego por causa disso.
Saiba que o robô do Google lê sua página como um todo, até mesmo as descrições e nomes dos arquivos que estão dentro dela. Ou seja, você pode explorar a densidade e variedade de palavras chaves para uma página também através dos seus arquivos de foto, aumentando o page authority e consequentemente aumentando o ranking da sua página à médio e longo prazo.

Exemplo: se você está fotos para vender um pacote de viagem par paris, no lugar de DS2044.JPG você pode utilizar nomes como o-que-fazer-em-paris.jpg, fotos-de-paris.jpg, pontos-turisticos-em-paris.jpg e etc.

3. Abuse da cauda longa para obter ideias de fotos

Com ferramentas como o Ubbersugest você pode explorar termos específicos que as pessoas buscam sobre seu produto e investir em fotos sobre estes temas. Por exemplo:

Para uma loja online que quer otimizar o layout da página de venda de um carro Honda Fit, encontramos algumas keywords de long tail importantes como:

  • Honda fit híbrido
  • Honda fit automático
  • Honda fit interior
  • Honda fit imagens
  • Honda fit medidas
  • Honda Fit porta malas

Veja que todas as palavras são relacionadas a curiosidades sobre o produto (neste caso o Honda Fit) e podem interessar diretamente quem busca comprá-lo.

Para cada palavra chave você pode produzir uma foto ou até mesmo um pequeno infográfico, nomear estas imagens com os termos otimizados e subir na página. Ou seja, ao mesmo tempo que você gera valor para seus usuários com conteúdo relevante vai gerar valor também para o Google.

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