Mudanças recentes de Google – Integração do Google Local

Em estes últimos dias Google esteve fazendo muitas mudanças integrando os resultados orgânicos com os resultados locais. Agora em muitas ocasiões os resultados que antes eram mostrados somente no mapa estão sendo integradas na SERP como pode ver visto na seguinte imagem:

google local

Existem varias opiniões sobre esta integração que o Google fez, alguns SEOs dizem que focalizando em pesquisas locais as metas de posicionamento serão um pouco mais fácies de alcançar e outros pensam que o Google esta poluindo sua SERP com toda esta informação. Em este artigo vou expor a opinião do SEO Aaron Wall, que é uma autoridade na industria de e-commerce.

Aaron Wall escreveu em SEObook um artigo muito interessante sobre o porque de estas mudanças. Ele explica que a razão principal de Google de integrar os dois algoritmos (orgânica e local) é entrar no mercado das “paginas amarelas”, especialmente nos Estados Unidos que é um mercado de 14 bilhões de dólares.

Além disso, outro motivo é que os celulares estão incorporando muitas funções ligadas com a localização. Na última conferência trimestral Jonathan Rosenberg do Google, destacou que os anúncios para celular já é um mercado de bilhões de dólares. Google leva muitos anos trabalhando em localização como uma prioridade junto com a qualidade e frescura dos resultados.

Aaron Wall também afirma que promover o comércio local através de novos formatos proporciona muitas vantagens estratégicas para Google:

  • Permite que as empresas locais comecem a ver mais valor nas pesquisas locais, percebendo este valor eles são mais propensos a investir em uma estratégia de busca
  • Cria uma relação direta com os proprietários de negócios que poderá ser posteriormente aproveitado (no passado cupões de desconto de Google AdWords foram presenteados para usuários do Google Analytics)
  • Uma marca nacional terá dificuldade de dominar todos os lugares, o que significa que esta marca para aparecer nos resultados locais terá que desembolsar e investir em AdWords.
  • Torna o SEO mais complexo e caro

Muitos SEOs em Europa e Estados Unidos opinam que Google ao integrar Google local com os resultados orgânicos e outras funcionalidades novas como:

  • o site preview,

google preview

Update 04/2013 – Google elimina o Google preview porque os usuários não usavam esta função.

  • resenhas de negócios (muito manipuláveis), estão contaminando a pagina de resultados com informações innecesarias e algumas vezes irrelevantes.

Pode ser que o Google tenha perdido a direção e sua meta inicial trazer informação clara, relevante y verdadeiramente útil.

Finalmente são os webmasters, web designers e desenvolvedores de web que promovem mecanismos de busca. Se em algum momento, torna-se um consenso de que o Google esta tratando de adquirir mais valor do que eles criam, ou que os resultados de pesquisa do Google têm muito spam, poderia levar os usuários a procurar outros serviços que sejam mais amigáveis e minimalistas como o www.blekko.com.

O que vocês acham? Google está poluindo seus resultados ou está melhorando o seu serviço?

1 thought on “Mudanças recentes de Google – Integração do Google Local

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *