Pesquisas especiais no Google

Para otimizar o seu site existen alguns códigos especiais ou operadores, para serem utilizados em pesquisas em Google que proporcionam informação sobre o site.

O primeiro código que você tem que conhecer é o info: possibilita ver uma lista completa das pesquisas que se pode realizar para analisar alguns aspectos SEO. Imagem a continuação:

operadores google

É muito importante que você não esqueça de que não pode haver espaços entre o operador e o URL que você esta analisando, info:seu-site.com.br.

As pesquisas que se pode realizar em google permitem conhecer quantas páginas estão indexadas em seu site, (Indexada quer dizer que o Google sabe que essa pagina existe e já tem uma copia dela em seus servidores), mostrar o cache no google, mostrar páginas que tem links para seu site, encontrar páginas semelhantes, e encontrar otras páginas que tenham a mesmo termo no seus domínios.

Para ver páginas indexadas do seu site, use o operador site: da seguinte maneira: site:seu-site.com.br. Você pode realizar a pesquisa em um domínio inteiro ou limitar a um determinado subdomínio ou subdiretório, por exemplo, para o subdomínio test: site:test.seu-site.com.br.

Para excluir páginas da sua pesquisa, use um sinal de menos antes do operador. Por exemplo, a pesquisa site:seu-site.com.br -site:test.seu-site.com.br/ fornece todas as páginas indexadas no domínio sem as páginas guardadas no subdominio test.seu-site.com.br/.

Páginas vinculadas à página principal do seu site

Para ver os sites vinculados a seu site use o operador link:. (Você pode usar link:seu-site.com.br ou link:www.seu-site.com.br, mas a primeira pesquisa proporcionará resultados mais completos.) Você também pode pesquisar links para páginas ou diretórios específicos: link:seu-site.com.br/produtos/.

O cache atual do seu site

O operador cache: mostra a você uma cópia arquivada de uma página indexada pelo Google. Por exemplo, cache:seu-site.com.br exibe a última versão indexada da página inicial do Google, juntamente com informações sobre a data em que o cache foi criado. Você também poderá ver uma versão em texto simples da página. Isso é útil porque mostra como o Googlebot vê a página. E assim você saberá se precisa adicionar mais conteúdo na pagina, detectar erros, ou otimizar conteúdo que esteja em formato flash ou em imagens, já seja no menu ou diretamente na página.

Se você não quiser que os usuários acessem uma versão em cache da sua página, use a meta tag noarchive como esta:

<nome da meta=”robots” content=”noarchive”>

A página será rastreada e indexada pelo Google, mas os usuários não verão um link em cache nos resultados de pesquisa.

Páginas que são semelhantes ao seu site

O operador related: exibe sites semelhantes ao site que você está procurando. Ele retorna os mesmos resultados que um clique em Páginas semelhantes ao lado de um resultado em nossa página de resultados de pesquisa. Em geral, use esse operador para encontrar recursos que se sobrepõem. Você obterá os melhores e mais úteis resultados se usar sites que abrangem uma ampla gama de conteúdo.

O Google usa vários fatores para determinar a similaridade de diferentes sites. Porém, a qualidade dos sites retornados não afeta sua classificação ou a maneira como o Google indexa o seu site.

Aqui você pode encontrar mais operadores de pesquisa.

1 thought on “Pesquisas especiais no Google

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *