Ter links no meu site é bom para SEO?

Hoje vou falar sobre links externos baseando-me em um artigo muito bom do SEOmoz.org.

Muitas pessoas questionam, se ter links externos ajuda ou atrapalha o SEO, esta questão tem gerado um debate desde o principio do SEO. Por isso comentaremos sobre as duas “linhas de atuação” existentes uma apóia ter links externos e a outra não.

estrategia de links

Primeira estratégia de enlaçado externo: Vamos supor que você tem um site sobre sapatos pretos, e existe outra pagina que tem um conteúdo excelente sobre sapatos pretos confortáveis. Você tem que decidir se você vai linkar o site sobre sapatos pretos e confortáveis (site B) ou não em sua página sapatos pretos (site A).

Alguns dos argumentos para não linkar o site A no site B:

  • Você pode querer apenas manter a força SEO dos links para suas paginas internas. Manter tudo dentro do seu próprio site. Não passar nenhum valor a esta outra página porque você realmente quer um ranking elevado para a palavra-chave sapatos pretos.
  • Você não quer que os seus visitantes deixem seu site por esse link, já que teve muito trabalho para conseguir que o visitante compre sapatos pretos no seu site. Por que enviá-lo para outro lugar?
  • Você também não quer ajudar a sua concorrência. Se você põe um link para eles, pode elevá-los no ranking para as pesquisas com palavra-chave sapatos pretos, o que conseqüentemente pode afeitar o ranking do seu site.
  • Se você põe links para vários outros sites com bom conteúdo, Google poderá entender que todos estes outros sites são melhores do que a sua página sobre sapatos pretos. Então como conseqüência você pode cair no ranking de Google.

Esta é uma linha de pensamento muito comum. Podemos observar muitas paginas que citam uma marca no seu conteúdo sem adicionar links para os respectivos sites.

No entanto também existem paginas que adicionam links externos a outras paginas relacionadas sem medo de perder trafego e perder posições no ranking.

De acordo com uma pesquisa do SEOmoz.org, realizada em 2011, existe uma correlação positiva de 0,04 entre o numero de links externos e as melhores posições nos rankings. O que induz a concluir que incluir links externo de paginas relacionadas não afeta negativamente o posicionamento nos rankings.

Segunda estratégia de enlaçado externo: Utilizando o mesmo exemplo, mas neste caso você
escolheu colocar links a paginas relacionadas.

Que pode acontecer quando linkamos outras paginas relacionadas? Alguns argumentos para incluir este tipo de links são:

  • Outras webs ao perceberem que foram linkadas por você, podem linkar de volta, ou mencionar seus artigos no twitter. Cada link externo que você coloca no seu site é realmente uma oportunidade para divulgar e agregar valor ao conteúdo disponibilizado ao usuário.
  • Se você quer ser uma autoridade em um tema, tem que demonstrar isso citando outras fontes de informação. Um livro acadêmico, sem uma bibliografia ou citações perde credibilidade por não disponibilizar suas fontes.
  • Linkar paginas relacionadas pode auxiliar os sites de buscas a identificar o tema principal de sua pagina. Da mesma forma linkar paginas não relacionadas pode penalizar sua pagina. Utilizando o exemplo anterior, se linkar uma pagina de medicamento na sua pagina de sapatos pretos o site de busca pode concluir que sua pagina não é sobre sapatos pretos, já que tem um link externo a uma pagina de um tema totalmente distinto. Seomoz opina que isto não é correto, já que Google não leva em conta os links externo para determinar o tema do conteúdo, no entanto muitos outros opinam que sim.
  • Os SEOs que utilizam esta estratégia aconselham que é importante ter cuidado com o texto ancora utilizado nos links externos. Já que é necessário evitar utilizar as palavras-chaves que estão sendo trabalhadas no posicionamento da sua pagina. No caso do exemplo mencionado anteriormente, a pagina deveria evitar utilizar as palavras: sapato preto, como ancora dos links externos. Poderiam utilizar outras palavras como: bom recurso, informação adicional, etc.

Cada uma destas linhas de atuação é validas. Pessoalmente, acredito que um balance das duas estratégias é o ideal, o importante é saber quando usar-las. Qual você pensa que é a melhor? Convido vocês a deixarem comentários no blog sobre qual destas duas estratégias poderia trazer melhores resultados.

2 thoughts on “Ter links no meu site é bom para SEO?

  • Olá Robert Padgett, Olha acredito que linkar para outro site ou tema que não tem nada a ver com sua página com certeza perdemos pontos no rank do Google, digo como prova pois possuo um site de download que em várias palavras chaves se encontrava no topo e após começar a usar o pag social comecei a desce no rank e depois de apanhar muito corrigir tirando os links e meu site em alguns dias voltou a subir.
    Valeu pelo o post muito bom…

  • Gostei muito do artigo, sobre a importância dos links externos, na realidade esse é o motivo da minha pesquisa, mas o que eu gostaria mesmo de saber é, o que fazer para saber quantos sites tem link pue apontam para minha Url.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *