3 dicas importantes que você precisa saber sobre otimização de imagens

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Se você vende qualquer tipo de produto online, trabalhar nas fotos do seu produto deve ser uma tarefa importante para garantir confiança e segurança aos seus visitantes. Você pode contratar um ótimo fotografo para o seu site para trabalhar nas fotos, mas será que elas vão ser encontradas pelo Google?

Neste artigo selecionei 3 fatores importantes sobre otimização de imagens para SEO que você precisa entender para produzir mais valor com suas fotos, confira:

1. NUNCA se esqueça da tag alt

A regra nº1 quando dentro do assunto otimização de imagens é: tenha uma tag alt para todas as imagens de produto do seu site. Seguem algumas dicas práticas para você fazer isso:

  • Descreva sua foto em português simples e sem erros de português;
  • Não exagere na otimização para compra e conversão, por exemplo: comprar-pacote-de-viagem-para-paris;
  • Não utilize tags alt para imagens decorativas como background e logo, você pode sofrer penzalizações por isso.

2. Nomeie suas fotos da maneira correta

Usar um software para nomear milhares de fotos é uma tarefa eficaz para otimizar sua foto rapidamente, mas será que suas páginas não estão perdendo tráfego por causa disso.
Saiba que o robô do Google lê sua página como um todo, até mesmo as descrições e nomes dos arquivos que estão dentro dela. Ou seja, você pode explorar a densidade e variedade de palavras chaves para uma página também através dos seus arquivos de foto, aumentando o page authority e consequentemente aumentando o ranking da sua página à médio e longo prazo.

Exemplo: se você está fotos para vender um pacote de viagem par paris, no lugar de DS2044.JPG você pode utilizar nomes como o-que-fazer-em-paris.jpg, fotos-de-paris.jpg, pontos-turisticos-em-paris.jpg e etc.

3. Abuse da cauda longa para obter ideias de fotos

Com ferramentas como o Ubbersugest você pode explorar termos específicos que as pessoas buscam sobre seu produto e investir em fotos sobre estes temas. Por exemplo:

Para uma loja online que quer otimizar o layout da página de venda de um carro Honda Fit, encontramos algumas keywords de long tail importantes como:

  • Honda fit híbrido
  • Honda fit automático
  • Honda fit interior
  • Honda fit imagens
  • Honda fit medidas
  • Honda Fit porta malas

Veja que todas as palavras são relacionadas a curiosidades sobre o produto (neste caso o Honda Fit) e podem interessar diretamente quem busca comprá-lo.

Para cada palavra chave você pode produzir uma foto ou até mesmo um pequeno infográfico, nomear estas imagens com os termos otimizados e subir na página. Ou seja, ao mesmo tempo que você gera valor para seus usuários com conteúdo relevante vai gerar valor também para o Google.

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