Se você vende qualquer tipo de produto online, trabalhar nas fotos do seu produto deve ser uma tarefa importante para garantir confiança e segurança aos seus visitantes. Você pode contratar um ótimo fotografo para o seu site para trabalhar nas fotos, mas será que elas vão ser encontradas pelo Google?
Neste artigo selecionei 3 fatores importantes sobre otimização de imagens para SEO que você precisa entender para produzir mais valor com suas fotos, confira:
1. NUNCA se esqueça da tag alt
A regra nº1 quando dentro do assunto otimização de imagens é: tenha uma tag alt para todas as imagens de produto do seu site. Seguem algumas dicas práticas para você fazer isso:
- Descreva sua foto em português simples e sem erros de português;
- Não exagere na otimização para compra e conversão, por exemplo: comprar-pacote-de-viagem-para-paris;
- Não utilize tags alt para imagens decorativas como background e logo, você pode sofrer penzalizações por isso.
2. Nomeie suas fotos da maneira correta
Usar um software para nomear milhares de fotos é uma tarefa eficaz para otimizar sua foto rapidamente, mas será que suas páginas não estão perdendo tráfego por causa disso.
Saiba que o robô do Google lê sua página como um todo, até mesmo as descrições e nomes dos arquivos que estão dentro dela. Ou seja, você pode explorar a densidade e variedade de palavras chaves para uma página também através dos seus arquivos de foto, aumentando o page authority e consequentemente aumentando o ranking da sua página à médio e longo prazo.
Exemplo: se você está fotos para vender um pacote de viagem par paris, no lugar de DS2044.JPG você pode utilizar nomes como o-que-fazer-em-paris.jpg, fotos-de-paris.jpg, pontos-turisticos-em-paris.jpg e etc.
3. Abuse da cauda longa para obter ideias de fotos
Com ferramentas como o Ubbersugest você pode explorar termos específicos que as pessoas buscam sobre seu produto e investir em fotos sobre estes temas. Por exemplo:
Para uma loja online que quer otimizar o layout da página de venda de um carro Honda Fit, encontramos algumas keywords de long tail importantes como:
- Honda fit híbrido
- Honda fit automático
- Honda fit interior
- Honda fit imagens
- Honda fit medidas
- Honda Fit porta malas
Veja que todas as palavras são relacionadas a curiosidades sobre o produto (neste caso o Honda Fit) e podem interessar diretamente quem busca comprá-lo.
Para cada palavra chave você pode produzir uma foto ou até mesmo um pequeno infográfico, nomear estas imagens com os termos otimizados e subir na página. Ou seja, ao mesmo tempo que você gera valor para seus usuários com conteúdo relevante vai gerar valor também para o Google.