Alexa – Por que não é confiável?

Tenho ouvido varias vezes que pessoas depositam muita confiança no Alexa, tomando ranking como um fator importante para tomar decisões estratégicas nas ações de marketing online. A informação proporcionada por Alexa pode ser útil se é complementada por outras ferramentas, como Semrush, Google trends, Ad planner, etc, mas nunca deve ser tomada em consideração por si só.

Agora vamos a ver porque:

1 – Poucas pessoas usam:
Alexa é usado apenas por usuários que voluntariamente instalaram a barra de ferramentas. Além disso, Alexa não revela o numero, mas de acordo com Softonic foi instalado apenas 22 mil vezes.

2 – O público é bastante homogêneo:
Por sua natureza, é uma ferramenta usada por Webmasters, geeks … e sua maioria são americanos. É importante não esquecermos que uma das características de um sistema de medição user centric é que deve representar os usuários de um país. No Brasil Alexa não é representativa.

3 – Os dados são facilmente manipulados:
Sempre houve rumores de que ao instalar um plugin no seu website aprimoraria seu ranking no Alexa (aqui tem prova disto). Além disso, em sites pequenos (mas com tráfego suficiente para serem visíveis para Alexa) ao incentivar seus usuários a instalarem a barra de ferramentas, e poucos realmente instalam, os dados mudam significativamente.

Se você quiser saber mais, Peter Norvig (diretor de pesquisa do Google), escreveu sobre os problemas dos dados de Alexa no post: Alexa Toolbar and the Problem of Experiment Design.

4 – Não adiciona domínios:
Existem marcas que trabalham com vários domínios, de modo que quando fazemos benchmark não conseguimos ter uma visão clara da posição real do site na Internet.

Conclusões

Alexa tem sérios erros de medição (não é precisa nem exata), já que a amostra utilizada é pequena e tendenciosa. Ainda assim, é uma ferramenta utilizada por muitas pessoas para tomar decisões, incluindo profissionais SEOs (ainda que não admitam) para, entre outras coisas, colocar preço nos links de seu website. Para comparar tendências com outros websites do mesmo setor (concorrentes diretos) é necessário que os dados estejam no mesmo contexto. Neste caso, Alexa pode ser útil, isso sim, deve se levar em conta também outras fontes do mesmo tipo como falei no começo do artigo.

Portanto, seja cauteloso com os dados de Alexa.

Tem outras ferramentas gratuitas de referência on-line que permitem visualizar gráficos de tendência e comparar dados entre vários domínios, como: Compete e Quantcast para comparar e ter uma visão mais clara da situação.

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