Links patrocinados (PPC) e SEO – O mesmo objetivo

Duas estratégias que tem o mesmo objetivo: aumentar o tráfego dos sites.

Quando falamos de links patrocinados, são todos os resultados que estão na parte superior e na parte direita da pagina de resultados do Google. Todos estes anúncios pagam por cada click que eles recebem, e por isso chamam PPC (pay per click o pago por click). Por outro lado, o SEO tem como objetivo posicionar sites nas primeiras posições embaixo dos links patrocinados e os resultados nesta posição são conhecidos como orgânicos. Abaixo proporcionamos uma imagem da pagina de resultados do Google que mostra a organização dos resultados.

ppc vs orgânico

 

  • O ponto forte do PPC é que pode alcançar os objetivos do site muito rápido, já que criando a campanha e pagando você pode incrementar o trafego do seu site quase imediatamente. Mas o ponto fraco é que implica no pagamento constante deste “anuncio” e não beneficia o posicionamento da pagina ao longo prazo, já que o posicionamento no buscador é artificial.
  • O ponto forte do SEO é que pode fazer que o site mantenha um bom posicionamento e fortaleça o domínio ao longo prazo. Mas o ponto fraco do SEO é que requere mais tempo para alcançar o posicionamento desejado.

De acordo com o tipo de palavra-chave com a qual o site quer atrair trafego, a indústria em que a empresa atua e a autoridade do domínio do site, algumas vezes será melhor utilizar uma estratégia ou outra de posicionamento.

Um exemplo desta relação pode ser uma loja que para atrair mais clientes põe vários anúncios de suas ofertas na rua principal de uma cidade. Já que a rua principal da cidade tem muito movimento, muitas pessoas têm acesso aos anúncios e conseqüentemente o movimento na loja aumenta. O mesmo acontece com os links patrocinados, porque no momento que os anúncios sejam tirados da rua principal os clientes não conseguiram chegar à loja.

Já a estratégia de posicionamento SEO é equivalente a ter uma loja situada na rua principal da cidade. A loja será sempre encontrada pelos clientes. Ao longo prazo terá mais movimento que a loja que utilizo a técnica dos anúncios. É claro que para conseguir ter uma loja na rua principal, não é fácil requere muito trabalho e esforço.

Algumas dificuldades
Na hora de saber qual é a melhor estratégia ou combinação de elas para o seu site, além de conhecer as melhores praticas das duas estratégias é importante ter em conta vários fatores: recursos financeiros, recursos técnicos para mudar e otimizar o site e departamento de marketing para fazer conteúdo.

Algumas ações do PPC podem afetar as melhores práticas de SEO, seja parâmetros de URL ou na criação de uma grande quantidade de conteúdo duplicado, usadas para testar muitas das páginas de destino diferentes, ou focalizar varias paginas com as mesmas palavras-chave pode ocasionar canibalização de palavras-chave.

Também muitas vezes as mesmas palavras-chaves vão ser utilizadas tanto para as campanhas PPC como para campanhas de SEO. Geralmente, isso é positivo já que auxilia o domínio do SERP inteiro. Mas isso também pode levar problemas canibalização, que pode ser evitado com o uso de uma etiqueta meta robots noindex follow.

Que coisas são importantes para que estas duas estratégias possam interatuar?

O primeiro é unificar a sua mensagem, a equipe SEO e PPC tem que trabalhar juntos e estabelecer ações que facilite o alcance dos objetivos do site e da empresa. A equipe SEO e PPC tem que aprender e compartir conhecimentos e dados já que os dois geralmente estarão fazendo testes e utilizarão as mesmas ferramentas de análises. Finalmente é importante compreender os pontos fortes e fracos de cada estratégia, para fazer a combinação ideal delas.

Como falei ao começo do artigo, SEO e PPC têm o mesmo objetivo, mas utilizam canais diferentes.

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