Otimização de Conteúdo – Analise SEO

A otimização de conteúdo é um dos pontos mais importantes da analise e otimização de um site.

Google tem avançado muito na indexação e compreensão de conteúdo, utilizando modelos estatísticos como o latent Dirichlet allocation (LDA) que permite analisar conjuntos de observações que podem ser explicadas por grupos inadvertidos que indicam porque algumas partes dos dados são similares. Isto permite criar uma web semântica, agrupando palavras que são similares ou estão relacionadas com o mesmo tema.
Isto permite otimizar as páginas de uma forma mais natural. Se estamos otimizando uma página sobre Gatos, já não funciona repetir a palavra gatos, 5-10 veces dentro do conteúdo, agora é mais efetivo utilizar a palavra Gatos, mais outro grupos de palavras como, “felino”, “siamês”, “animal de estimação”, etc. É muito importante mudar a visão antiga e ingênua sobre a otimização de conteúdo para a nova visão, tendo em consideração a experiência do usuário proporcionando valor para eles:

otimização de conteúdo

otimização de conteúdo para sites

 

Fonte: 4 Graphics to help illustrate On Page optimization

Os sites de busca fazem a conexão entre termos, onde se indicam quais palavras-chave estão relacionadas entre elas. O que permite compreender e assinar um grau de relevância a cada site dependendo de que tão relacionadas estão as palavras que estão sendo utilizadas no site. Por isso, agora além de inserir palavras-chave dentro de um artigo, é importante incluir variações semânticas de essa palavra para aumentar a relevância da página a pesquisas feitas nos sites de busca.

Além de utilizar as palavras-chave, é muito importante atualizar o site com conteúdo único constantemente, já que Google dá um melhor posicionamento a aqueles sites que atualizam seu conteúdo com mais freqüência.
Recentemente, Google anunciou o Knowledge Graph, que torna o processo de busca ainda mais rápido do que antes ao entregar um resumo das informações mais importantes na página dos resultados da pesquisa, através das conexões entre termos que vem sendo utilizados em pesquisas. Abaixo podem ver um vídeo explicativo do Google Knowledge Graph.

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